terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A lei do desapego


*Postado originalmente em 20/01/2014, mas a lei ainda é vigente.

Nós vivemos em uma era de coisas. De querer cada vez mais coisas. De gostar de pessoas por causa de coisas. De tentar usar coisas para ocupar o vazio deixado por outras coisas. Por outras coisas de outras pessoas, que acabaram indo embora por causa de, bom, outras “outras coisas”. E quando isso acontece, o valor que associamos a essas coisas aumenta porque passamos para elas tudo aquilo que aquelas pessoas significavam, mas que agora não estão mais aqui para matarem a nossa saudade. Só o que sobraram foram as coisas, que de certo modo se transformam numa espécie de tesouro deixado para trás por elas. Tesouros que não conseguimos jogar fora, nos auto-censurando ao sequer pensar nisso pois, afinal, o que fulana iria pensar de mim se me visse jogando isto fora? É como se eu estivesse jogando fora o resto de esperança que ainda tenho em nós. Engraçado como nos livramos tão facilmente das pessoas, enquanto as coisas que ficam – as coisas que realmente podem ser jogadas fora – permanecem por muito mais tempo. Jogadas em cantos obscuros da casa e do nosso coração, mas que fingimos não ver porque – por algum motivo – ainda não estamos prontos para lidar com isso.  Como se coisas precisassem ser tão complicadas assim.

Baseado nesse espírito assombrador de ex-pessoas e as coisas que deixaram para trás, foi criada a lei do desapego. Desenvolvida em meados do século XXI por jovens que recém venceram o desânimo de voltar a viver – e reaprenderam a envolverem-se com, bom, coisas novas – e decidiram levar a famosa faxina de primavera a um novo patamar: o pessoal. Vão-se as velharias, ficam as novidades. Vão-se as amarguras, ficam os sorrisos. Toda vez que a minha mãe vinha para Cascavel e se hospedava na minha casa – e tomava posse do meu quarto porque a cama era melhor e, bom, porque aparentemente ela ainda tem essa autoridade, independente do endereço – ela fazia “A faxina”. A limpa de peças antigas do meu guarda-roupa que não servem para mais nada a não ser ocupar espaço, acumular ácaros e atrapalhar as peças de roupa dela que precisavam de cabides mais do que o meu museu de vestuários precisava de exposição. E como sempre tive que suportar a partilha de camisetas que tenho desde os tempos apocalípticos da pré-adolescência, calças que continham em si mais esperança de que eu ainda pudesse caber nelas do que uma real perspectiva dos meus novos e avantajados quadris de homem, e sapatos que... Ok, não havia nenhuma justificativa para continuar guardando aquele boot antigo com os cadarços estraçalhados a não ser pela preguiça de mexer naquele sapateiro. Bom, por preguiça e porque vi uma aranha se esconder ali alguns meses antes.

O que foi diferente naquela vez – e o que talvez aconteça bastante ao redor do mundo durante o fatídico primeiro dia de cada ano – foi que a partilha continuou, mesmo sem a minha mãe por perto gritando para reforçar meu desapego como um general ordena suas tropas a invadir o território inimigo sem piedade, e a se desfazer dos destroços dos outros combatentes sem dó. Ou então, foi apenas assim que eu me senti quando concordei em me desfazer de cinquenta tons de camisetas cinzas – que foram brancas um dia - que eu havia prometido a mim mesmo que continuaria usando nem que fosse só para dormir. Enfim, independente das ordens do sargento mãe, que já havia retornado à sua base em Londrina, havia sido dada a largada para o que viria ser o pequeno passo do aliviamento do meu guarda-roupa, porém um grande passo para a minha humanidade sufocada.

Quando menos percebi, junto aos tênis velhos e as camisetas rasgadas, também foram embora a dó desnecessária, a esperança infame e a piedade inútil que eu ainda segurava por pessoas. Pessoas que estavam de certo modo grudadas naquelas roupas, e sorrindo falsamente nos porta-retratos da minha estante, e sujando a já frágil santidade da linha do tempo do meu Facebook. O segundo passo da minha manifestação pessoal de revolta contra ser-contra o desapego veio de forma virtual, ao remover a opção “Desejo receber notificações dessa pessoa” em alguns perfis.

O que antes parecia algo tão mesquinho, tão idiota e tão teoricamente fraco de se fazer acabou me fortalecendo de maneiras que eu nem pensava que fossem possíveis. Eu não queria não ver aquilo porque era incômodo ou doloroso, mas porque eu finalmente havia atingido o estado espiritual de pura indiferença. A apoteose de um “foda-se” bem mandado junto ao zeitgeist de um bom desapego. Eu não quero saber da sua vida, porque suas atualizações mesquinhas, idiotas e fracas estão me atrapalhando a ver outras coisas de gente que realmente me importa. E coisas novas de gente que eu não conheço ainda, mas vai que...

Mas o ápice da minha marcha a favor do desapego veio mesmo com aquele guarda-chuva. Meses atrás quando eu era menos preocupado em ser inteligente e sensato, e mais preocupado em permanecer jovem e apaixonado, eu conheci alguém. Convenhamos que era alguém boa. Muito boa. Tão boa que até quis me dar amor em troca quando eu confessei que era isso que eu sentia por ela. E nós fomos felizes... Ah, como nós fomos felizes! Até não sermos mais. Até eu perceber que aquilo iria acabar mal, e até ela me fazer perceber que havia feito a escolha certa quando o seu “não” em resposta ao término se transformou rapidamente em mensagens menos amigáveis do tipo “você não significou nada pra mim mesmo” e “boa sorte para encontrar outra pessoa que te agüente!”. Ah, o amor...

Mas entre o nascimento e a missa de sétimo dia do nosso amor, houve um guarda-chuva. Um guarda-chuva que ela me fez comprar quando fomos surpreendidos por uma fria tempestade que nos empurrou para dentro de um supermercado enquanto esperávamos ela passar. E entre tentarmos aproveitar aquele tempo para passearmos e sermos bobos juntos, passamos por uma gôndola de guarda-chuvas. A maioria deles pretos básicos, e um preto com bolinhas brancas.
“Amor, compra esse!”
“Mas por que logo esse?”
“Porque é bonito!”
As coisas bobas que fazemos por um amor que está começando são diretamente proporcionais às atitudes drásticas que tomamos quando ele acaba. Acontece que mesmo depois do amor ter acabado e da ex ter desgastado toda a minha esperança de querer voltar a usar aquele guarda-chuva, aquilo continuou aqui, jogado em um canto da casa. E só era lembrado quando já era tarde demais e estava chovendo lá fora, e eu ficava entre engolir o orgulho e usá-lo, ou tentar usar meu orgulho pra não me molhar lá fora. Apesar de todas as coisas ridículas que eu já fiz nessa vida, eu não deixaria de usar um guarda-chuva só porque ele simboliza o irônico auge do nosso amor, e o souvenir assombrado que sobrou dele. E sim, eu sei o quanto dizer isso foi ridículo, e o quanto eu continuava a ser ridículo por não querer jogar aquele guarda-chuva fora. Até aquele dia.

Jogar o guarda-chuva fora não foi só jogar um guarda-chuva fora, igual se desfazer de roupas velhas não foi só se desfazer de roupas velhas e etc... Foi um grito de independência. Um ato de coragem e uma prova de desapego que serviu para ensinar a me desprender de tudo aquilo que estava empoeirado com saudade e jogado pelos cantos da minha casa, e que me fazia tropeçar em vês de seguir em frente e me concentrar em coisas mais importantes como, digamos, pessoas novas e ser feliz. É com isso que eu me importo agora, e você pode fazer parte disso ou não, mas coisas não importam mais pra mim. Apenas ações importam. Companhia importa. Sinceridade importa. Amor importa. Minha casa não é um mausoléu e um coração não é lugar para acomodar teias de aranha. A faxina só está começando, mas já me sinto respirando bem melhor. A garganta não tranca mais com falsas promessas e sorrisos tortos. De agora em diante só felicidade cabe aqui.

Coisas velhas não acrescentam nada se eu quiser ter mesmo uma vida nova esse ano, começando por uma ida à Renner. Preciso de roupas novas.