terça-feira, 20 de outubro de 2015

A promessa

Eu tenho uma meta. E ao contrário dos meus outros objetivos mais egocêntricos, este é exclusivamente sobre você. E é bem simples na verdade. Você não pode crescer e ficar igual a mim. De nada.

O que eu quero dizer, realmente, talvez tenha mais a ver com aquela tal maturidade que finalmente me alcançou com o passar do tempo. Por mais que eu mesmo tenha tentado fugir disto por anos. Mas o inevitável aconteceu. Sou algo mais próximo de um adulto emocionalmente maduro do que eu pensava que seria um dia. O que não necessariamente faz de mim um bom exemplo a ser seguido. Mas é o que você tem e, sejamos sinceros, eu poderia ser bem pior.

O que me leva ao que eu vejo em você; não a menina com quem agora eu brigo porque nunca, jamais, em toda a sua pequena existência, lembra de não deixar o tapete no chão do banheiro. Ou de encher as garrafinhas de água – e de não criar uma unidade abandonada de reciclagem com elas no seu quarto. Ou de tirar o lixo toda vez que a tampa não estiver mais fechando. Ou de... Enfim, você entendeu onde quero chegar com isto.

O que eu vejo em você é uma promessa. Da adulta que está por vir. Da mulher que você será. Da profissional, estudante, ridiculamente culta e horrivelmente invejável que você está a caminho de se tornar. E é por isso que eu brigo, grito, implico, faço caretas, comentários sarcásticos e talvez até desnecessários, toda vez que vejo você dar algum passo em falso ou ouço você dizer algo sem pensar. Porque imprudência, instabilidade e irracionalidade são marcas registradas minhas há bem mais tempo do que poderiam ser suas. Então deixe a impulsividade para mim, por favor, e continue se preparando para ganhar a vida lá fora.

Porque a promessa que eu vejo em você é importante demais para ser desperdiçada. Você está prestes a conhecer um mundo muito maior do que imaginou que pudesse existir, e eu quero estar do seu lado nem que seja ao menos para te orientar sobre o que não fazer. O que basicamente seria, bom, quase tudo que eu já fiz até hoje. Você pode fazer melhor. Não. Você irá fazer melhor. Porque você, com seus livros, sua inteligência, sua criatividade, sua essência única e sua capacidade absurdamente impecável, me deixa orgulhoso em tudo que faz. Até mesmo quando faz com preguiça e quanto a isso eu não posso te culpar. Você tem a quem puxar em matéria de procrastinação. Muito prazer.

Enfim, quando eu digo que certas coisas precisam ser comemoradas, é porque o pouco que eu já sei da vida me basta para te dar certeza de que esses momentos não voltam. Independente de como as coisas estejam agora, você sabe que felizmente o nosso mundinho não está tão ruim assim. E que você não está sozinha, até mesmo quando não quer conversar. Fique brava comigo. Entre em um coma induzido por seriados comigo. Conte comigo. Porque agora eu estou aqui, perto de você, para ajudar e protegê-la sempre que você se sentir farta ou perdida. E me escute quando eu digo que hoje, o seu dia, não é uma terça-feira qualquer. É o dia em que, anos atrás, nossa família teve uma grande vitória quando você chegou até nós. Isto merece comemoração. Ou, se preferir, apenas um brinde em especial.

À você, minha irmãzinha. Com quem eu sempre irei brigar, e também com quem eu conto, para que se torne cada vez melhor. Este é o meu papel como irmão mais velho, o mal exemplo, o que aprendeu muito da vida até agora do jeito mais difícil. Com você será diferente, eu tenho certeza. Pra começar, você tem o bom hábito de ler as instruções e as regras antes de começar qualquer coisa.

Mundo real: 0 x Vitória: 1.